sexta-feira, 2 de julho de 2010

Tentar e errar. Mas nunca desistir de tentar!


É, não deu. O sonho do hexa foi adiado, mais uma vez. Seleção brasileira sucumbiu as "laranjas mecânicas", que de longe, eram favoritas a vencer a partida. Todos já pensavam numa final contra Argentina ou Alemanha. Havia aquela esperança: "Agora é a hora, Brasil hexacampeão na Copa da África". Mas infelizmente, não foi dessa vez.

A Seleção entrou em campo bem, marcando, com garra, força, demonstrando aquele futebol brasileiro que amamos. O trio Lúcio, Juan e Maicon, incansáveis, não abriam espaços pros Holandeses. Kaká continuava crescendo, apoiando no ataque. Robinho deu um tapa lindo na bola, num lançamento perfeito de Felipe Melo. Espera aí Felipe Melo? Sim, o mesmo jogador que foi expulso e fez o gol contra para a Holanda. O mesmo jogador que se descontrolou e foi um dos responsáveis pela vísivel queda de produção do time no segundo tempo. E, aquele que não podia falhar, infelizmente não conseguiu defender o cruzamneto de Sneijder. É, o MELHOR goleiro do mundo, Júlio Cesar. Errou? Sim, mas possui um crédito enorme com a Seleção. Foi ele que nos salvou em momentos de tensão e pressão. Ele, o melhor do mundo. Pra mim, um ídolo, um exemplo de pessoa e profissional. Errou, chorou e admitiu seu erro em rede nacional. Foi emocionante ver seu semblante frente as câmeras, tentando achar uma explicação para a doída derrota. Foi um choro de dentro da alma, de sofrimento, aquele gosto amargo de quase ter alcançado a vitória. De tê-las nas mãos e deixá-la escapar. Mas Julio é herói, é guerreiro. Vai levantar a cabeça e continuar seguindo em frente, encantando e deixando os torcedores de boca aberta com suas defesas.

Kaká, o camisa 10 da seleção, era promessa e esperança dos torcedores. Eu particularmente achava que no final, quando nós mais precisávamos, ele iria aparecer na partida, com num passe de mágica. Mas, não aconteceu. Ele tentou, se dedicou ao máximo, mas não conseguiu. É também meu ídolo, um jogador indescritível, que se superou tendo duas lesões que impossiblitavam suas melhores qualidades em campo: a arrancada e o chute certeiro no ângulo. Deu várias assistências, tentou se entregar ao máximo nas partidas, mas hoje não deu pra ele, para a felicidade de Robben, Sneijder e Cia. Sua foto erguendo as mãos sobre o rosto ao final da partida revela a vontade e o desejo de ter passado pras semis.

O povo brasileiro sofre junto, como se algo estivesse faltando. Dá um vazio enorme no peito. Ver seu time, sua pátria, jogar e perder. Brasil não está acostumado com derrotas. Fazia 26 anos que Holanda não ganhava. As chances que tinha de ganhar a partida eram praticamente nulas. É claro, tinha um bom time, destaques individuais, mas nada que nossa excelente zaga não resolvesse. Mas é assim. Futebol é uma caixinha de surpesas. Um dia a gente ganha, um dia a gente perde. Hoje foi exatamente uma surpresa, que vai marcar na história do futebol brasileiro.

Quando acabou a partida, eu disse pra mim mesmo: "Não, impossível. O Brasil não pode ter perdido". Fiquei triste, chateada já que a seleção tinha feito um primeiro tempo incrível e poderia ter liquidado o jogo. Mas, tenho orgulho de ser brasileira e vou continuar torcendo ardentemente, pulando e gritando muito durante os jogos, como sempre faço. Vou vestir a camisa, cantar o hino, festejar vitórias mas também lamentar algumas derrotas. Faz parte. Mas que venha 2014. Que a história agora, seja escrita de uma outra maneira. Que o Brasil seja hexa, na sua casa, com grandes jogadores e principalmente com a garra, força e determinação de quem nos representa!



"Entre outras mil, és tu, BRASIL, ó pátria amada!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário